Técnicos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Poá passaram por capacitação, na tarde da última sexta-feira, em virtude do programa estadual Família Paulista, que terá início no município e tem por objetivo identificar as necessidades das famílias e desenvolver capacidades e habilidades na superação da extrema pobreza.
A capacitação que foi ministrada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da região central, pela Secretaria Estadual de Assistência Social, envolveu todos os técnicos para desenvolvimento do programa que terá a duração de 12 meses na cidade e que conta com o repasse do governo do Estado de R$ 1,9 milhão e que irá beneficiar 1.302 famílias.
Segundo explicou a Secretaria de Assistência Social de Poá, com o programa, diante da identificação das necessidades das famílias, a prefeitura de Poá poderá intervir e, com o recurso, suprir as mesmas, como em situações de expansão da rede de água e esgoto; melhorias habitacionais; encaminhamento para programa de capacitação; construção ou revitalização de áreas de lazer ou espaços coletivos de convivência.
Para implantação do programa estadual, que será trabalhado em parceria pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, de Habitação, Indústria e Comércio, Saúde e Educação, todas as famílias foram identificadas por meio do Cadastro Único.
A coordenadora do programa Família Paulista, Ligia
Pimenta, responsável por ministrar a capacitação aos profissionais de Poá, exemplificou diversas situações sobre as famílias a serem atendidas para que o programa possa ser aplicado.