A Prefeitura de Suzano providenciará seis mil testes rápidos para detectar a dengue. A informação foi divulgada na tarde de ontem pela prefeita em exercício, Viviane Galvão (DEM), durante reunião com os secretários de Saúde, Eduardo Selio Mendes Júnior, o adjunto da pasta, Romero Lima, e o de Assuntos Jurídicos, Alexandre Dias Maciel.
Viviane adiantou que, dentro do prazo em que ficará no comando da cidade, esse assunto será resolvido. "Este teste rápido é algo essencial para auxiliar os médicos a diagnosticarem a doença. É um exame laboratorial que está sendo muito utilizado por grande parte das cidades de São Paulo", comentou.
Já o secretário de Saúde, Mendes Júnior, disse que, com este teste, será possível identificar rapidamente, e na fase inicial da transmissão da doença, os casos positivos, agilizando as ações de campo. Os testes serão feitos no Pronto-Socorro Municipal. "Para fazer o teste, o paciente tem que estar com mais de um dos sintomas da doença e o médico é que decidirá a necessidade disso", explicou.
A partir deste sábado, a prefeitura iniciará uma força-tarefa no bairro Casa Branca para combater a proliferação do mosquito da dengue.
A ação está sendo organizada pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Dengue. "Teremos o auxílio do Tiro de Guerra, Diretoria Regional de Ensino e de servidores municipais. Temos que orientar os moradores sobre a importância de vistoriar a própria casa, porque uma simples água no prato do vaso de planta ou até mesmo a água parada na vasilha do cachorro são propícias para o surgimento das larvas do Aedes aegypti", disse Viviane.
Ela lembrou ainda que o bairro foi escolhido por ter registrado, no ano passado, o maior número de notificações da doença.