As vias públicas do Miguel Badra, em Suzano, já mostram um cenário diferente de alguns meses atrás. As obras de revitalização está passando por várias ruas da região e a estrada do Preju começou a receber os serviços de recapeamento que podem ser concluídos até o final desta semana.
Os serviços fazem parte do pacote de obras de reurbanização do Badra Jaguari e a estrada do Preju foi a primeira a receber os trabalhos. Os serviços de drenagem, a troca de solo, esgoto e instalação das caixas de captação de água já foram concluídos antes da pavimentação.
No entanto, a finalização da obra também depende das condições climáticas. Das três camadas de asfalto, a via já recebeu uma no sábado e a prefeitura aguarda a chuva dar uma trégua para que tudo seja concluído. "No sábado foi feita a primeira etapa da pavimentação, com a aplicação do asfalto reforçado. A estrada está liberada normalmente para trânsito. Agora precisamos esperar o tempo firmar para aplicar mais uma camada de massa e o acabamento. Não dá para fazer esse tipo de trabalho com chuva", explicou a secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lúcia Lorente, a Carminha.
As ruas Hélio Guimarães Lanzas, Maria Diva da Silveira, Ernesto Asbeck, 19 e 20, que fazem parte do segundo eixo dos trabalhos, estão com 90% dos serviços de drenagem finalizados e a troca de solo já foi concluída, segundo informações da administração municipal. Quem passa pelo local também nota a presença de máquinas trabalhando.
De acordo com a prefeitura, as ruas Benedito Salomé, 26 e 15 também estão com as obras de reurbanização adiantadas. Essas vias compreendem o terceiro eixo dos trabalhos.
O projeto de reurbanização do Badra Jaguari está orçado em R$ 20 milhões e prevê a regularização fundiária da região, no qual 380 famílias serão encaminhadas para unidades habitacionais do programa federal "Minha Casa, Minha Vida", no Jardim do Bosque. Essas pessoas vivem hoje em áreas de risco, em situação insalubre, passíveis de inundações, já que moram em imóveis à beira do rio Jaguari.