A Secretaria de Serviços e Manutenção de Suzano concluiu ontem as obras de implantação de uma baia para veículos de transporte de passageiros na rua Doutor Prudente de Moraes. A parada de ônibus deve entrar em funcionamento amanhã, junto com a nova estação de trem. A iniciativa visa melhorar o fluxo de veículos na via.
A secretária Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, esteve no local na tarde de ontem para acompanhar a pavimentação da baia, que tem cerca de 180 metros de extensão e cinco metros de largura. Essa foi a última etapa dos trabalhos estruturais e agora a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana vai fazer toda a parte de sinalização do espaço. Além disso, também deverão ser instalados os pontos de ônibus no local. Para a pavimentação do recuo foram utilizadas aproximadamente 250 toneladas de massa asfáltica.
"Trabalhamos duro para garantir a criação dessa baia, pois ela não estava no projeto da estação. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nos cedeu uma faixa de sua área para a implantação dessa importante estrutura. Com a sua inauguração, o trânsito no local deverá ter grande melhora, levando em conta que aquele trecho é usado por ônibus municipais e intermunicipais", explicou a secretária.
O recuo adentra em 1,2 metro o terreno da CPTM e vai desde a altura do número 601 da Prudente de Moraes - sentido Mogi-Suzano - até próximo ao início da rua General Francisco Glicério. A baia terá capacidade para atender aproximadamente dez ônibus simultaneamente. Carminha destaca que a nova baia garantirá também mais segurança aos usuários do transporte público. "Sabemos que centenas de pessoas utilizam essa parada de ônibus e antes esse era um espaço apertado, havia apenas uma pequena calçada para acomodar a população. Agora, os munícipes terão mais comodidade e segurança", completou.
Ainda de acordo com a secretária, além da implantação da baia, a administração municipal também fez toda a iluminação do espaço. As intervenções no local compreenderam ainda a remoção e realocação de postes de energia e de sinalização semafórica. Além disso, uma câmera de monitoramento localizada entre as ruas Prudente de Moraes e General Francisco Glicério também foi reposicionada.