A Prefeitura de Poá foi certificada, pela primeira vez, no Programa Município VerdeAzul (PMVA), conforme divulgado no Ranking Ambiental Paulista 2015 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SMA) em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes realizada na quarta-feira.
A cidade obteve 74,63 pontos e ficou atrás apenas de Guararema, na classificação do Alto Tietê.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Edilson Marques Dias, é uma grande vitória para Poá ser certificada pelo PMVA, porque em 2014 a cidade ficou em 7º lugar na região. "O programa é uma ferramenta que incentiva as políticas públicas de meio ambiente, atestando que a qualidade ambiental e de vida da cidade está evoluindo. Portanto, a missão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais está sendo reconhecida", disse.
No ano retrasado, 130 municípios tinham sido certificados. Em 2015, este número caiu para 111.
Para Juliana Cardoso, diretora municipal de Meio Ambiente de Poá, o trabalho em equipe foi essencial. "O foco não está apenas nos prêmios, que resultam em acesso a recursos, e sim nos impactos que causamos neste caminho", destacou.
O Programa Município VerdeAzul tem o propósito de estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. 
Já para a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, o que faz o Município VerdeAzul acontecer é o apoio dos prefeitos e o trabalho intenso dos interlocutores. "O resultado do Programa é um termômetro que mostra as necessidades do município para que o governo possa atuar", definiu.