Os alunos de Ferraz de Vasconcelos do ensino infantil e fundamental, da educação especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornarão às aulas na próxima quinta-feira em 33 escolas do município. As unidades receberão, neste semestre letivo, um total de 16.987 estudantes. Já as 3.638 crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais e conveniadas voltaram às atividades no dia 18 de janeiro.
De acordo com a Secretaria de Educação, as oito Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) da cidade receberão 3.588 alunos. Já as 24 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) atenderão 13.003 estudantes e as cinco que possuem EJA receberão 302 jovens e adultos. A Escola Municipal de Educação Especial (Emee) Monteiro Lobato recepcionarão 94 estudantes. As 13 CEIs municipais contam com 1.693 crianças e as 15 conveniadas, com 1.945.
Para receber os alunos, as diretorias de cada escola providenciaram reorganizações nas unidades, com limpeza, decoração, pintura dos prédios, capinação e revisão de telhados e parte elétrica, preparando também o acolhimento de professores e alunos, preparando dinâmicas para a recepção. Além disso, alguns locais estão em processo de ampliação, como a Emeif Antônio Schiavinatti (Vila São Paulo) e Emei Sylvia da Silveira de Martini (Vila Jurema).
De acordo com a secretaria de Educação, Jussara Karen Derêncio Abdo, a expectativa em seu primeiro ano como titular da pasta é de muito progresso. "Buscamos constantes melhorias na qualidade do ambiente de ensino em prol dos nossos alunos", enfatiza. E, segundo Jussara, o avanço não se resume só a reparos nas estruturas escolares. "Queremos oferecer uma formação humanizada, que construa um cidadão participativo e disposto a lutar por uma sociedade justa e fraterna", destaca.
Para o prefeito em exercício, José Izidro Neto (pmdb), o ano de 2016 será marcado por muitos pontos positivos na principal área responsável pela formação do cidadão ferrazense. "Sempre acompanhei de perto a educação e tenho certeza que o trabalho pedagógico será eficiente e totalmente comprometido com os alunos. Agora, com as melhorias que estão acontecendo, os estudantes terão um ano letivo melhor ainda. E ainda trabalharemos muito para que a educação de Ferraz evolua cada vez mais", enfatiza o chefe do poder executivo municipal.