Ajustem seus relógios. Amanhã, à 0h (meia-noite), termina o horário de verão. De hoje para amanhã, a população dos 11 estados que abrangem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, terão que atrasar os relógios em uma hora. Para quem depende do transporte ferroviário, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informa que hoje os trens irão operar por uma hora a mais.
Além de São Paulo, os estados que encerram o horário de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931. Entretanto, houve vários períodos em que este horário não foi adotado, até que, a partir de 1985, ele passou a ser anual. Atualmente, o adiantamento dos relógios em 1 hora é adotado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. 
A justificativa para a adoção é o aproveitamento dos solstícios de verão. Quando adiantamos os relógios, os dias demoram mais para anoitecer, fazendo com que a população gaste menos energia elétrica com as lâmpadas, ou seja, a luz do sol é melhor aproveitada.
No transporte ferroviário, a CPTM informa que os trens irão operar por uma hora a mais, de hoje para amanhã. Com a mudança de horário (atraso em uma hora), os passageiros poderão embarcar até a 1h de amanhã do novo horário. Lembrando que neste domingo todas as estações da CPTM reabrem para o público no horário habitual, às 4h.Para mais informações sobre a CPTM, o serviço de atendimento ao usuário atende pelo telefone 0800 055 0121, durante 24 horas.
* Texto supervisionado pelo editor.