Atendendo à denúncia de maus tratos com animais, a Prefeitura de Poá, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou anteontem a visita a uma residência localizada na Avenida Adutora no bairro do Jardim Nova Poá, onde foi retirado um caminhão repleto de materiais inservíveis.
A ação integrada foi feita por uma equipe composta por funcionários da Secretaria de Saúde (Controle de Endemias e Estratégia de Saúde da Família - ESF -), Segurança Urbana (Defesa Civil) e Serviços Urbanos (Cata Treco). No local, a "força tarefa" trabalhou durante todo o dia retirando centenas de entulhos da residência, além de fazer o "controle mecânico" de foco contra a dengue.
Segundo a Secretaria de Saúde, foram encontrados no local vários focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Na casa existiam centenas de materiais inservíveis que contribuem para possíveis criadouros do mosquito além de prejudicar a saúde do morador, afetando até o bem estar dos vizinhos.
"A preocupação da secretaria é eliminar tudo que venha de alguma forma contribuir para a proliferação do mosquito. A denúncia da população é muito importante e assim que for acionada a equipe irá ao local para colher amostras para análise e tomar as providências necessárias", comentou Alexandre Russo, secretário municipal de Saúde, ao explicar sobre a ação da equipe.
No local também foram encontrados aproximadamente 15 cachorros que estavam em situação de mau tratos.