"Diminuir a pobreza e promover o ser humano". Esse foi o mote do 1º encontro técnico do Programa Estadual Família Paulista em Ferraz de Vasconcelos, promovido pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social. A reunião aconteceu na manhã de ontem e foi marcada pela definição e discussão dos bairros mais carentes.
Vila Cristina, Fazenda Itajuíbe, Vila Jamil, Jardim TV, Jardim Rosana, Jardim Vista Verde, Jardim São José, Recanto dos Pássaros, Jardim Pérola e Jardim Dayse foram identificados como os bairros mais carentes e possivelmente os que serão beneficiados imediatamente pelo programa.
Ferraz receberá o repasse de R$ 1,9 mi para a contratação de profissionais (um entrevistador para cada 320 famílias), despesas operacionais e investimento no suporte das famílias em situação de extrema pobreza.
O município faz parte das 28 cidades da Região Metropolitana que participarão do programa e visa atender a 1.240 famílias ferrazenses com benefício de R$ 1 mil revertidos em ações para melhoria de vida, desde manutenção nas moradias até desenvolvimento na acessibilidade do local que estão instalados.
O próximo passo é aprofundar o diagnóstico dos bairros carentes e definir os territórios que receberão as equipes. Outra reunião técnica acontecerá com o grupo gestor para elaborar o Plano de Ação.
Participaram da reunião o prefeito em exercício, José Izidro Neto (PMDB), o diretor regional de Assistência e Desenvolvimento Social, José Resende Filho, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cleide Teixeira, a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Elisabete Bento de Souza, as coordenadoras estadual, Lígia Rosa de Rezende Pimenta, e municipal do programa, Luzimar Santos Sanches, além de outras autoridades.
Para o prefeito em exercício, o programa Família Paulista auxiliará no desenvolvimento social da cidade e será implantado da melhor forma pela equipe gestora. "Estive nos quatro cantos da cidade e vi situações que causam indignação, mas não basta só ver o problema e se indignar. Temos que ver o problema e arrumar uma solução. Por isso, sinto que esse programa vem no momento certo para Ferraz", declarou Izidro.