Suzano receberá a Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A chama desembarca no País no dia 3 de maio, após começar a sua jornada, em 21 de abril, na Grécia, onde será acesa em Olímpia, cidade-berço dos Jogos. Depois de um rápido trajeto pela Grécia e pela sede do Comitê Olímpico Internacional, na Suíça, a chama será entregue ao Brasil. Durante 90 dias, a Tocha Olímpica vai percorrer cerca de 330 cidades brasileiras e chegará ao Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, para a abertura dos jogos Olímpicos. A expectativa da administração municipal é reunir aproximadamente 30 mil pessoas no percurso da tocha, que contará com a participação direta de 29 suzanenses selecionados.
Para organizar o evento, que terá cobertura de veículos de comunicação de todo o mundo, a prefeita em exercício de Suzano, Viviane Galvão (DEM), instalou o Comitê de Recepção da Tocha Olímpica. Fazem parte deste grupo: Viviane Galvão (presidente), Clóvis Paolleti (vice-presidente), Antonio Carlos Garcia (1º secretário), Álvaro Dias da Cunha (2º secretário), Claudinei Valdemar Galo (Secretaria de Trânsito), Cláudio Pereira Rocha (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Jorge Romanos Júnior (Secretaria da Fazenda), Valdir da Silva Alves (Secretaria de Comunicação), Suami Paula de Azevedo (Secretaria de Cultura), Romero Lima (Secretaria de Saúde), Rodolfo de Matteu (Secretaria de Esportes), Carmem Lúcia Lorente (Secretaria de Assuntos Urbanos), Silvana Navajas (Secretaria de Governo) e Vivian Turcato (Saspe).
Viviane explicou a importância deste evento que colocará, segundo ela, Suzano "nos olhos do mundo". "É o maior evento esportivo do mundo. E teremos a nossa querida cidade participando diretamente desta ação que, entre todas as cidades do Brasil, foi escolhida para ser uma das 330 que contarão com essa honraria", comentou.
A tocha, depois de passar em Suzano, seguirá para o Rio de Janeiro com paradas programadas em outras cidades do Vale do Paraíba. A próxima reunião do Comitê será na primeira semana de março.