O município de Ferraz de Vasconcelos subiu 214 posições no Ranking Ambiental do Programa Município Verde Azul (PMVA) do Governo do Estado. A cidade, que estava na posição 568, ocupa o 354° lugar de 614 municípios paulistas, conforme apresentou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
A nota conquistada foi de 31,15 numa escala que vai até cem. "Tivemos um avanço de 511% em relação à nota anterior", contou o secretário de Verde e Meio Ambiente, Clóvis Caetano da Silva. "Em 2014, estávamos na frente de apenas 42 cidades. Agora, deixamos para trás 260", exalta o titular da pasta.
A pontuação é feita a partir da avaliação técnica de informações do município, analisando dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
De acordo com o secretário Clóvis, a conquista da nova posição é resultado de um trabalho que a pasta de Verde e Meio Ambiente vem desempenhando em parceria com outras secretarias, como a de Planejamento, Obras e Educação. "A ajuda desses e outros departamentos fizeram com que o município evoluísse não só no ranking, mas também na infraestrutura", enfatiza.
Os trabalhos feitos pela Secretaria, com auxilio de outras pastas, envolveram combate a aterros, educação ambiental, reciclagem de óleo e o 'cata-treco'. Além disso, contou também com parcerias com o Greenpeace e com a Campanha Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Para este ano, as ações já começaram a ser planejadas, como a ida do secretário Clóvis a Brasília para protocolar projetos no Ministério do Meio Ambiente e a produção de Congresso de Educação Ambiental para os munícipes, em parceria com a Secretaria de Educação. "Também quero resolver processos que envolvem a administração no quesito ambiental com o Ministério Público e ampliar o quadro de parceiros do Meio Ambiente", contou Clóvis.