A nova unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Jardim Planalto começa a atender os pacientes do bairro a partir de hoje. O posto vai cuidar inicialmente de 1.093 famílias e tem capacidade para prestar atendimento para até 3 mil famílias. O prédio que fica na rua Babaçu conta com salas de clínico geral, ginecologia e odontologia. Até três dentistas podem atender no local dependendo da demanda de pacientes. O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, vistoriaram a unidade na manhã de ontem. A inauguração do PSF será hoje, às 11 horas.
O novo PSF do Jardim Planalto recebia nesta segunda-feira os últimos ajustes antes da inauguração. O prédio que conta com 500 metros quadrados é um dos maiores PSFs do município e substituirá o atual imóvel do programa que funcionava anexo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Santa Tereza. Ao todo, a prefeitura investiu R$ 1,1 milhão para criar o prédio. Serão feitas 836 visitas por mês, 296 consultas médicas e 174 de enfermagem.
De acordo com Bertaiolli, esta é a 61ª unidade de saúde criada no município. "Quando assumimos a prefeitura, a cidade contava com 34 unidades. Até o fim do ano vamos entregar 67 prédios. Dobraremos o número de imóveis da Saúde. Saímos de um prédio simples e vamos colocar o PSF em um local absolutamente adequado, com conforto para a população. Ele conta com três consultórios de odontologia, que vamos colocar profissionais conforme a demanda, duas salas de ginecologia e três consultórios de clínico geral. Sem contar as salas de vacinação, inalação e curativos. Com mais esta unidade vamos desafogar a UBS 24 horas do Jardim Universo", ressaltou.
O prefeito destacou que o município está investindo na prevenção de doenças. "Este é o grande desafio de uma cidade como Mogi, trabalhar para previnir qualquer doença. Expandimos o PSF e instalamos em Jundiapeba o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs). Invertemos a roda, ao invés do paciente nos procurar, é a prefeitura que procura as pessoas", acrescentou.
Cusatis esclareceu que as pessoas que eram atendidas no antigo prédio do PSF já foram transferidas para o novo imóvel. Ele informou que neste primeiro momento serão mil famílias (quatro mil pessoas) atendidas, mas que a capacidade do posto será expandida progressivamente. O principal diferencial destacado por ele foi a implantação do serviço de odontologia. "Tivemos a ampliação dos serviços. O PSF não tinha um dentista. Agora, podemos, por exemplo, implantar o programa Sorriso Maternal para as gestantes do bairro. Os agentes veem a necessidade e agendam a consulta, mas os pacientes também podem marcá-las. Com a inauguração desta unidade e de outras, previstas para este semestre, vamos resolver a superlotação dos pronto-socorros", destacou.