A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Yone deverá se tornar modelo padrão para a construção de futuros postos no município. A informação foi passada pelo prefeito em exercício de Ferraz de Vasconcelos, José Izidro Neto (PMDB), durante vistoria realizada na manhã de ontem no local, acompanhado do secretário de Obras, José Carlos Dias Loureiro.
A nova unidade será uma das maiores do município e atende todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de ter a acessibilidade garantida em todo o prédio, localizado no cruzamento das ruas Quinze de Novembro e Rosa Auxílio Martinelli.
As obras já estão praticamente em fase final, faltando apenas a realização da pintura interna e o estacionamento da unidade. Posteriormente será necessário também mobilizar o prédio para que ele possa funcionar.
De acordo com o secretário de Obras, José Carlos Loureiro, a futura unidade tem espaço físico maior que os postos de saúde que estão funcionando na cidade, o que trará conforto ao público beneficiando ainda os funcionários da saúde. O posto atenderá as regiões dos bairros São José, Jardim Yone, São Judas, Parque Imperial, Vila São Paulo, Jardim São José e Jardim Igaratá.
O prédio contará com refeitório/cozinha, banheiros públicos com normas de acessibilidade, quatro consultórios médicos, sala de despensa de medicamentos, sala de reuniões, arquivo, sala para a realização de papanicolau, inalação e depósito de material de limpeza. Todos os consultórios contam com banheiros internos.
A expectativa é que a unidade seja entregue na segunda quinzena de março, conforme o cronograma de obras anunciado pelo prefeito na última sexta-feira.
A construção do prédio foi iniciada em 2013 e estava parada. Logo que Izidro assumiu a Prefeitura de Ferraz determinou a retomada dos serviços. "Esta será uma obra de extrema importância para a população destas regiões e será um marco para a saúde de Ferraz que ganha uma nova unidade para reforçar os atendimentos", afirmou o prefeito.