Os certificados de conclusão do curso de Técnicas de Chocolate e Empreendedorismo, que integra o Projeto Compasso, foram entregues ontem pela Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. Após um programa piloto realizado em dezembro de 2015, a cidade resolveu implantar o projeto neste ano, com a formação da primeira turma.
No total, 50 pessoas receberam seus certificados e já estão preparadas para iniciar a produção, seja de ovos de chocolate, trufas e panetones, entre outros produtos. Uma das formandas foi Edilene Maria dos Santos Ferreira. "Achei importante porque aprendi a trabalhar com chocolate, mesmo não tendo conhecimento sobre o assunto. Foi interessante participar e agora quero colocar em prática o que aprendi para reforçar a renda da família", frisou a moradora do Jardim Santa Luiza.
Para Stephanie Paula de Carvalho, que mora na Vila Monteiro, é um curso a mais para que ela possa trabalhar com o que gosta. "Gosto muito de culinária, principalmente a parte de doces. Já havia feito um curso de confeitaria e agora este vem completar ainda mais meus conhecimentos. Isto vai ajudar muito para que eu possa empreender neste ramo", afirmou.
O secretário municipal de Indústria e Comércio de Poá, Angelo Biancolin, destacou a importância do curso e o suporte para os formandos. "A Secretaria estará sempre aberta para que todos possam tirar suas dúvidas. Além disso, o Banco do Povo vai ajudar e muito estas pessoas a se transformarem em microempreendedores individuais", destacou.
Iniciativa 
O Projeto Compasso tem como meta formalizar e qualificar 11 mil munícipes de Poá em técnicas de chocolataria artesanal. O curso é ministrado pela chef Carol Galindo, formada em Gastronomia pela Faculdade Hotec, com 18 anos de experiência em chocolate e especializada em comida brasileira. Estão abertas as inscrições para novas turmas. Os interessados devem ter no mínimo 16 anos de idade e comparecer, com documento de identidade e um comprovante de residência, ao Núcleo de Atendimeto à População (NAP) que funciona na rua Vinte e Seis de Março, 72, centro, das 8 às 17 horas. Informações: 4639-7786.