A reforma do Canil Municipal de Suzano poderá começar em breve, pois a empresa responsável pelos serviços já foi definida em processo licitatório e divulgada em publicação oficial. O custo será de R$ 562,3 mil, valor inferior ao estimado no início da licitação, em torno de R$ 600 mil.
A empresa Renov Pavimentação e Construções Ltda., foi a vencedora do certame e deverá ficar responsável pelos serviços de reforma e ampliação do canil, que está instalado nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Parque Casa Branca.
Após a conclusão da obra, o espaço vai contar com uma estrutura para a realização de cirurgias e de melhorias no atendimento aos animais que chegarem à unidade. O novo Canil Municipal também vai ganhar novas divisões que serão feitas para a necessidade de isolamento dos animais que passam por cirurgias e procedimentos médicos, para melhor recuperação.
A implantação de esgotamento sanitário também está inclusa nos serviços que devem ser executados no local, trazendo melhores condições de higiene, pois as instalações são antigas e estavam saturadas, segundo informou a prefeitura em novembro.
O Canil Municipal está instalado dentro da Secretaria de Serviços e Manutenção, na rua Valdemar Augusto, 300, no Parque Casa Branca. A unidade funciona também para captura seletiva de animais, faz o acolhimento dos que sofrem maus tratos, ou se envolvem em acidentes, como atropelamentos, e também prestam atendimento aos que estão doentes, mas não faz eutanásia, que é o sacrifício dos animais. Eles são tratados e depois disponibilizados para adoção. O Canil Municipal também recebe doações de casinhas, papelão e jornal, que são muito utilizados.
O local também realiza doações dos animais abandonados por meio de um trabalho que acontece em parceria com Organizações Não Governamentais (ONGs) em campanhas de adoção. O telefone para denúncia de maus tratos, ou para interessados em doações, é o 4744-6122.