O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Mello, unidade da Secretaria de Estado da Saúde administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), passa a realizar uma série de novos procedimentos na área de cardiologia, já a partir deste mês.
A unidade, que é referência em cardiologia para a região do Alto Tietê, realizará implantes e trocas de marca-passo, ressincronizador cardíaco e cardiodesfibrilador, além do acompanhamento ambulatorial destes pacientes, inclusive os que realizaram o implante de marca-passo em outros hospitais. 
O marca-passo é um equipamento que funciona como o sistema elétrico do coração, regulando seus batimentos. Já o ressincronizador cardíaco também é uma espécie de marca-passo, que estimula os ventrículos do coração simultaneamente, corrigindo um descompasso entre eles. Por fim, o desfibrilador cardíaco é implantado em pessoas que apresentam altos riscos de ocorrência de parada cardíaca.  
A equipe da unidade foi reforçada, com a contratação de cinco cardiologistas e novos equipamentos, como um arco cirúrgico.