A Prefeitura de Suzano, por meio do Comitê de Combate à Dengue, realiza hoje, a partir das 14 horas, no Teatro Municipal "Dr. Armando de Ré", uma Oficina de Formação de Multiplicadores. O evento será uma mobilização dos servidores públicos, vereadores, entidades de bairro e sociedade civil em geral, que servirá como orientação nas ações contra a dengue na cidade. A oficina antecede o "Dia D contra a Dengue", que será realizado nesta sexta-feira. Na ocasião, todos os bairros no entorno das unidades de saúde serão visitados, na busca de uma mobilização dos moradores no combate ao mosquito transmissor da doença.
A intenção é unir forças para um trabalho mais prático nas ruas, levando em consideração o tamanho da cidade e a importância da conscientização da comunidade, uma vez que 90% dos criadouros do mosquito da dengue ficam dentro das residências. "É uma missão complexa, porém estamos unindo forças administrativas, além de chamar para compor esse grupo as entidades de bairro e a comunidade. Suzano é um município com mais de 100 mil residências e é humanamente impossível, com nossas equipes, dar conta de vistoriar, orientar e corrigir os focos do mosquito transmissor", argumentou o secretário-adjunto de Saúde, Romero Lima. 
Todos os detalhes da ação são definidos durante as reuniões semanais do comitê. Nos encontros, são discutidas medidas prioritárias em bairros que apresentam maiores índices de casos da doença. "Nossa intenção é orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados. Queremos mobilizar todo o município, incentivando inclusive a permanência desses hábitos preventivos para todo o ano, uma vez que o combate é intensificado até o mês de julho, período esse de maior volume de casos", lembrou o diretor de Vigilância em Saúde, Carlos Aguiar.
As ações de busca por criadouros do mosquito e fiscalizações foram reforçadas em locais propícios como borracharias, locais de descarte, além do atendimento às denúncias.