O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) finalizou a licitação para a compra de 13 veículos (utilitários tipo furgão, caminhonetes cabine dupla e automóveis populares). O investimento é de R$ 790 mil e faz parte do processo de modernização e ampliação da frota. Desde 2011, a autarquia adquiriu 78 veículos (leves e pesados). O investimento total foi de
R$ 7,5 milhões.
Recentemente, a autarquia dobrou o número de caminhões-pipa da frota própria com a aquisição de cinco veículos: três caminhões com tanque de 15 mil litros, um de 9 mil litros e outro de 8 mil litros. Com esta compra, o Semae soma dez caminhões-pipa e amplia significativamente a capacidade de abastecimento em locais que não contam com rede de distribuição - além da frota própria, ainda há mais dois caminhões-pipa alugados.
A autarquia também comprou outros cinco caminhões para as equipes de manutenção (dois para água, dois para esgoto e um para civil), melhorando as condições de atendimento e possibilitando a redução do tempo de resposta aos chamados da população.
Além dos veículos, recentemente o Semae ampliou o número de equipes que atuam na contenção de vazamentos de água, passando de 12 para 21 o número de grupos de trabalho.
Antes, a autarquia realizava uma média diária de atendimento para conter 50 vazamentos. Atualmente (desde que não haja grandes vazamentos em adutoras, cuja manutenção demanda mais de uma equipe), cerca de 90% das solicitações são atendidas em até 24 horas, o que dá, em média, 80 por dia - mas o Semae já chegou a reparar mais de cem vazamentos num único dia.