A Câmara Técnica de Finanças do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) recebeu ontem, durante sua 9ª Reunião Ordinária, o coordenador de projetos da Fundação Brava, Henrique Krigner, para conhecer detalhes do Portal Meu Município. Na ocasião, as cidades da região foram convidadas para contribuir com a versão 2.0 do site, que será lançada no próximo ano.
Desenvolvido pela Fundação Brava em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), o Portal Meu Município coloca à disposição dados sobre as finanças dos municípios brasileiros - entre eles receita, despesa, nível de investimento e endividamento, entre outros - para consulta aberta e interativa voltada para gestores públicos e o cidadão.
Krigner explicou que, por meio do site, é possível fazer uma análise da série histórica dos municípios, comparações de dados financeiros entre cidades e verificar indicadores gerenciais.
Porém, a partir do lançamento da versão 2.0, a plataforma contará também com uma área restrita dedicada ao gestor público, uma biblioteca de estudo sobre finanças municipais e indicadores mais detalhados, entre outras novidades.
"O portal é uma ferramenta de acesso gratuito que pode auxiliar os gestores públicos em suas análises e decisões", destacou o coordenador da fundação. Atualmente, o portal conta com dados de 2013 disponíveis no site da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).