O ano de 2016 será regido astrologicamente pelo rei Sol, tendo como orixá Oxalá. Desta forma, segundo esotéricos, ele promete ser um ano de mudanças em diversos aspectos.
De acordo com o tarólogo Marcos Ritton, por ser um ano do Sol, tudo aquilo que estava às escuras e que andava na penumbra será clareado. "No âmbito político de forma geral, por exemplo, toda e qualquer falcatrua, mentira, corrupção, virá à tona de forma ainda mais clara possível. Além disso, o número '9' vai reger o ano, indicando momentos de finalização. Ou seja, tudo aquilo que está pendente, mal acabado, velho e obsoleto, deve ter fim, para dar início e espaço ao novo", disse.
Já a terapeuta holística, Roseli T, destaca que a regência de Oxalá tornará 2016 um período de muitas reflexões. "Oxalá é o orixá da paz, lento, porém constante. Ele representa o equilíbrio do planeta. Teremos uma nova oportunidade de começarmos tudo de novo. Será um ano para repensarmos nossas atitudes e despertarmos o amor ao próximo. Por isso, aqueles que colheram tempestades em 2015 terão em 2016 a oportunidade de uma nova plantação", comentou.
Ritton destaca ainda que, segundo as cartas de tarô, os escândalos envolvendo governos corruptos, nem começaram. "Muita coisa suja, podre, está por vir à tona. Não estamos nem na metade de toda revelação das verdades envolvendo corrupção, mentiras e roubos políticos. Além disso, por conta da crise econômica e política do País, a Educação e a Saúde estarão em uma fase muito ruim no Brasil todo e em Mogi as coisas não serão diferentes. O ano será tenso", alertou.
Ainda segundo as previsões, 2016 promete ser um ano de muito calor e muitas chuvas e tempestades. Além disso, será marcado por violência. As más noticias também abrangem o campo da Economia. "A crise financeira irá ainda afetar de forma mais pesada a vida do brasileiro, com a inflação crescendo sem medida. A falta de emprego vai assombrar o Alto Tiete, crescendo o número de desempregados".