O primeiro dia de funcionamento do Hospital Santa Maria, em Suzano, foi tranquilo em relação à procura de pacientes, mas movimentado no que se refere às obras de conclusão da nova unidade. Durante a manhã, cinco pessoas receberam atendimento no pronto-socorro, único setor inaugurado. O movimento maior se deu entre munícipes que foram até o local para se informar sobre convênios médicos atendidos no local.
De acordo com o gestor Executivo do Grupo Samed, Ruy Sergio Hernandes, até o momento, sete convênios já estão credenciados. "A expectativa é que em 15 dias tenhamos 20 empresas conveniadas. Hoje nós recebemos muitas pessoas que vieram tirar dúvida e saber se os seus convênios serão atendidos aqui", detalhou.
O diretor Luiz Cláudio Oliveira afirmou que as empresas interessadas em oferecer o hospital como opção de atendimento para seus clientes devem visitar a unidade nos próximos dias. "É normal que os credenciamentos aconteçam após a abertura, quando o hospital é visitado já em funcionamento", completou.
Durante a manhã, dezenas de funcionários trabalhavam nos serviços de acabamento e limpeza do prédio, localizado na avenida Armando de Salles Oliveira. Alguns materiais e medicamentos estavam sendo distribuídos pelos setores por enfermeiras e auxiliares de enfermagem. Também estavam sendo instalados alguns equipamentos, como bebedouros e aparelhos de monitoramento dos setores de observação e emergência. "São os acabamentos finais que ainda estavam faltando no momento da inauguração", acrescentou o gestor Executivo.
Infraestrutura
O interior do prédio onde funcionaram o Hospital e Maternidade São Sebastião e a Unidade II da Santa Casa foi totalmente reformado para instalação dos consultórios, sala de medicação, sala de gesso, ortopedia, leitos de observação, entre outros. A disposição dos corredores e salas foi modificada para melhor atender os pacientes.
Ambulatório
A previsão é que já no início de 2016 sejam iniciados os atendimentos ambulatoriais. Entre as especialidades previstas estão clínica ortopédica, cardiologia e otorrinolaringologista. Também no próximo ano serão inaugurados os leitos de internação e a maternidade.