Quase quatro meses depois de assumir o prédio onde antes funcionava a Unidade II da Santa Casa de Suzano, o Grupo Samed inaugurou ontem o Hospital Santa Maria, que começa a atender hoje pacientes que possuem plano de saúde e também particulares. Nessa primeira fase, será oferecido apenas o setor de pronto-socorro. Gradualmente, a unidade irá incorporar novos serviços, como internação e cirurgias.
Os médicos e diretores do Grupo Samed marcaram presença na inauguração do hospital, localizado na avenida Armando de Salles Oliveira, no Parque Suzano, e contaram aos jornalistas quais são as expectativas da empresa nos próximos anos. O prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB) também prestigiou o evento.
O primeiro a falar foi o diretor Mannie Liu. Ele destacou, além do atendimento que será oferecido, o próximo passo para a ampliação da atual estrutura. "No primeiro semestre do ano que vem reabriremos o primeiro e o segundo andares, onde teremos as internações. Também iremos reformar o centro cirúrgico e a UTI (Unidade de Terapia Intensiva)".
Liu ainda afirmou que tudo será feito para oferecer à região um hospital moderno e completo. "Nós da diretoria faremos de tudo para implantar um hospital de primeira linha, equiparado aos grandes hospitais do País".
O também diretor Adalcindo Vieira do Nascimento explicou como deverá ser a ampliação do hospital Santa Maria: "A ideia é começar com pronto atendimento e depois partir para as especialidades. Vamos esperar passarem o Natal e o ano-novo para começar as obras do primeiro andar. Esperamos terminar tudo até o meio do ano".
Planos 
Existe na programação dos diretores o planejamento de começar a atender já na semana que vem os pacientes que precisam passar pelo setor de ortopedia. "A partir da próxima semana teremos condições de atender a ortopedia, a parte ambulatorial. Estamos finalizando a instalação de tomógrafos, raios-X e ultrassom", informou Liu.
Com a conclusão do prédio, os dois diretores informaram que têm grandes desafios à frente, e um deles é tentar levar esse atendimento para outras cidades.
"É um passo de cada vez. Assim que tivermos estabilizados por aqui, por que não (implantar o sistema) em outras regiões? Pensamos em oferecer a melhor medicina para a população", disse Liu, "Nossa ideia é trabalhar com as cidades do Alto Tietê. Temos Mogi, agora Suzano, mas sempre pensado no Alto Tietê", completou Nascimento.
Estrutura
O espaço do hospital é de 1,3 mil metros quadrados , com três salas de consultas, sete leitos de internação provisória, 14 para medicação e outras dez salas para consultórios. Nesse primeiro momento, cem profissionais estão trabalhando na unidade, parte deles oriundos da antiga Unidade II da Santa Casa. Entretanto, quando o hospital estiver em pleno funcionamento, deverão haver aproximadamente 500 funcionários no local. A previsão inicial é de 20 mil atendimentos por mês.