A Prefeitura de Suzano colocará em prática de hoje até 31 de março de 2016 o Plano de Contingência da Defesa Civil, conhecido como Plano Verão. Trata-se de um conjunto de procedimentos que norteia as ações do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil nesta época do ano em que há maior incidência de chuva.
A finalidade do plano é deixar em prontidão e alerta o sistema municipal e, se necessário, acionar o sistema estadual para minimizar os riscos e os danos por desastres naturais. As ações de monitoramento realizadas ao longo do ano são intensificadas a partir de novembro. São verificadas as necessidades de medidas estruturais (como obras para minimizar ou eliminar os riscos) e medidas não-estruturais (como conscientização da comunidade e levantamento de recursos materiais e humanos).
Em caso de informação ou constatação de ocorrência por meio de monitoramento ou de inspeção em áreas de vulnerabilidade, cabe à Secretaria de Defesa Civil e Social deflagrar uma ação, por meio da Diretoria de Proteção e Defesa Civil. Suzano mantém convênio com o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres para o monitoramento. São três pluviômetros automáticos, que informam em tempo real a situação, e um manual, com leitura diária efetuada pela equipe da Defesa Civil. Todos os órgãos da Prefeitura de Suzano darão prioridade às providências administrativas e operacionais para suporte do Plano Verão.