A Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) apresentou ontem o balanço das atividades realizadas ao longo deste ano. Um dos principais pontos da reunião foram as queixas contra as constantes quedas de energia, uma das principais preocupações de empresários do distrito.
Além da diretoria e membros da Agestab, também estiveram presentes no encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Osvaldo Bolanho, o coordenador da Frente Parlamentar para o desenvolvimento do Distrito Industrial do Taboão, deputado estadual Marcos Damásio (PR), bem como o relações institucionais da EDP Bandeirante, Marcos Scarpa e o vereador Pedro Komura (PSDB).
De acordo com o relatório apresentado pela Associação, entre o mês de setembro e o dia 18 deste mês, a região do Taboão registrou 31 interrupções na rede, o que resultou em um total de 143 horas sem energia elétrica. Deste total, 57 horas referentes à oito quedas de energia foram registradas somente em novembro.
"Quem está pagando por isso são os empresários. Não importa se é problema da Prefeitura ou da EDP que não fez a ampliação que devia ser feita. Nós estamos pagando pelo serviço e a energia é cara, aliás, aumentou muito nos últimos anos. Nós estamos pagando a conta sozinhos, e isso nós não queremos mais e não vamos admitir. Existe o problema e ele precisa ser resolvido", esbravejou Osvaldo Baradel, presidente da Agestab.
Scarpa, por sua vez, sugeriu a criação de um grupo de trabalho composto por representantes da Agestab, da administração municipal, bem como da Câmara Municipal e da Assembléia Legislativa. A intenção é realizar ações preventivas para evitar problemas como queda de árvores, principais responsáveis por falhas na rede elétrica do distrito. "A EDP já tem a noção do que realmente necessita. Mas se você tiver um grupo de trabalho como esse, vejo que poderemos fazer a diferença nessa área. Hoje, para poder podar uma árvore, eu preciso ter a liberação da Prefeitura, por exemplo. E o grupo pode contribuir nesse sentido", comentou.
Frente Parlamentar
Durante a reunião, o deputado estadual Marcos Damásio falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Frente Parlamentar para o desenvolvimento do Distrito Industrial do Taboão. "No próximo dia 1º, nós teremos uma reunião com o secretário estadual de Transportes, Duarte Nogueira, para levarmos um projeto para pavimentação das estradas Yoneji Nakamura e Nakamura, que deve beneficiar 14 empresas. Inclusive, apresentamos uma emenda para o orçamento do Estado de 2016", contou.