O Alto Tietê vai disponibilizar 19 policiais e sete viaturas, durante 60 dias, para a Operação Verão que acontece todos os anos no litoral de São Paulo. Ao todo, o Estado vai reforçar o policiamento nas cidades litorâneas da Baixada Santista com 1,6 mil profissionais da Polícia Militar durante a temporada, que tem início no próximo mês. O objetivo é intensificar o patrulhamento preventivo e ostensivo nesses locais que recebem muitos turistas no final no período de férias.
Os policiais militares da região começam a atuar no dia 18 de dezembro e ficam até 15 de fevereiro no reforço da segurança nas cidades praianas. Segundo o major da PM Marcos Paulo, do Comando de Policiamento de Área Metropolitano (CPAM-12), a segurança nos municípios do Alto Tietê não será afetada. "A Operação Papai Noel, que é o reforço do policiamento no comércio, não será prejudicado, assim como as demais ações da PM durante a temporada", garantiu.
Os policiais militares e as viaturas da região serão disponibilizados para cidades do litoral norte e sul, porém, ainda não há informações para quais municípios os profissionais serão encaminhados. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que os 2,8 mil soldados formados, na última quarta-feira, também vão participar da operação.
A região, inclusive, é trajeto de milhares de motoristas que seguem no sentido litoral norte pela rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), onde a Polícia Militar Rodoviária também deve intensificar as operações nas estradas durante o período de alta temporada. Essas ações não devem sofrer impactos com o envio de policiais para o litoral.
A região também pode receber reforço no efetivo a partir de 2016, com a formação de novos soldados.