Esta semana, mais um acidente com caminhão basculante foi registrado no país. Agora na Via Anchieta, que liga São Paulo a Santos, que derrubou uma passarela e deixou a estrada fechada por pelo menos 15 horas. Para evitar isso, o deputado Luiz Carlos Gondim, líder do Solidariedade, apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que obriga a instalação de dispositivo de alarme sonoro e luminoso destinado a alertar o condutor quando a caçamba basculante estiver levantada nos veículos de carga.
O parlamentar mogiano justifica o projeto devido os frequentes acidentes envolvendo esse tipo de caminhão, derrubando estruturas de passarelas e pontes em rodovias do estado, que acontece quando o condutor aciona o levantamento da caçamba no momento do uso e depois, se esquece de acionar a trava.
"Sabemos de vários casos de acidentes com caminhões basculantes país afora, que poderiam ter sido minimizados se o caminhão contasse com um dispositivo que alertasse o condutor do veículo quando a caçamba estiver levantada. Com a instalação de alarmes sonoros e luminosos esses acidentes podem ser evitados", argumenta Gondim.
A fiscalização ficará por conta do Departamento de Transito do Estado de São Paulo (DETRAN). O não cumprimento da lei resultará em multa no valor de 1.000 UFESP's (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) para o proprietário do caminhão com caçamba basculante.