A "1° Feira do Estudante e do Jovem Empreendedor" reuniu mais de quatro mil pessoas nos dois dias de evento, realizado na quinta e sexta-feira (5 e 6 de novembro, respectivamente), entre 10 e 22 horas. Promovido pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Coordenadoria Especial de Juventude, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, a ação que ocorreu no número 150 da Rua Antonio Silvestre Leite, no Tanquinho, contou com 32 expositores, entre universidades, agências de emprego, cursos profissionalizantes e escolas de idiomas.
O encontro, segundo o idealizador e coordenador especial de Juventude, Renato Ramos de Souza, o Renatinho, tem como propósito facilitar a escolha dos estudantes sobre qual carreira seguir e também proporcionar a integração com o mercado de trabalho. Com apoio da Escola Técnica de Ferraz de Vasconcelos (ETEC-FV), a Feira contou com palestras sobre "Orientação Vocacional" e "Empreendedorismo Social e Juvenil", além de exposição de trabalhos sobre empreendedorismo desenvolvido pelos alunos da unidade de ensino, sob supervisão do professor Ademir Cardoso.
No primeiro dia da ação voltada aos jovens, o "Ciência em Show", que ganhou visibilidade com um quadro no Programa da Eliana, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), fez um "aulão show" sobre Física, Química e Ciências. Uma disputa denominada de "Batalha de ideias" também foi realizada na Feira.
Já na sexta, o público presente participou de um jogo de "Torta na Cara", com perguntas de conhecimento gerais. De acordo com o idealizador do projeto, dez bolsas foram sorteadas, entre cursos de formação, de idiomas e também de graduação, para as quase 2,5 mil pessoas que se inscreveram na feira por meio do site www.fejef.com.br. A estudante Beatriz de Freitas Cordeiro, 18, está em dúvida entre os cursos de Administração e Engenharia de Produção, e explicou que o evento realizado pela prefeitura está sendo um fator de grande importância na decisão de sua carreira. "Fiz minha inscrição no site e participei dos dois dias de Feira. Acredito que seja de muita relevância o evento não só na minha vida, como de todos os jovens ferrazenses. Espero que ano que vem tenha de novo, pois são iniciativas como esta que nos ajudam em grandes decisões", conta a jovem.