A nova concessionária responsável pelo estacionamento rotativo de Arujá está definida. A Serbet (Sistema de Estacionamento Veicular do Brasil Ltda) venceu o processo de licitação ao apresentar toda a documentação exigida e o melhor custo benefício para a cidade. O prazo de concessão é de dez anos. Cada folha do talão da Zona Azul vai custar R$ 1,50.
Conforme determinado em edital, a cobrança para a utilização da zona azul será válida de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. O novo modelo de estacionamento em vias e logradouros públicos também prevê aumento do número de vagas, com a ampliação das atuais 825 para 2 mil.
Segundo o representante da Serbet, Alano Branco, o objetivo é reimplantar o sistema o mais breve possível. "Pelo edital, temos um prazo maior, mas vamos fazer uma força tarefa para começar em cerca de 30 dias. A zona azul envolve uma logística enorme, com treinamento de agentes e compra de aparelhos. Contudo, vamos nos esforçar para iniciar rápido".
Quando reimplantado, o serviço contará com uma equipe de agentes uniformizados que estarão nas vias públicas orientando os usuários para o cadastramento e a compra de tickets avulsos para o estacionamento - dessa forma, não será mais necessária a utilização dos parquímetros disponibilizados pela empresa anterior.
Digital
Segundo Branco, a empresa trará à cidade o 'estacionamento digital'. Com isso, os usuários poderão adquirir créditos e consultar vagas disponíveis por meio do celular ou tablet. "É uma operação prática e que vai facilitar o dia a dia da população", diz. A Serbet já atua com este sistema em Itanhaém (SP), Registro (SP), Bombinhas (SC), Curitibanos (SC) e Ituporanga (SC).
Processo
Desde o início do ano, a prefeitura trabalha para reativar o estacionamento rotativo. Duas licitações foram abertas, em janeiro e março, sendo que a primeira não teve empresa interessada e a segunda foi impugnada por recurso administrativo. Na terceira tentativa, o Departamento de Trânsito optou pela adoção do modelo por empresa concessionária, o que acabou dando certo.