Crimes homofóbicos
O presidente do Fórum LGBT de Mogi, o professor Roberto Fukumaro, considerou como um 'avanço' a nova determinação válida para o preenchimento de boletins de ocorrências no Estado. Desde ontem, o registrou do B.O passou a ter espaços para o preenchimento do nome social e para a inserção da motivação do crime, caso ele seja decorrente da orientação sexual ou identidade de gênero da vítima.
Avanço
"Acho um avanço enorme desde que haja também um treinamento do funcionário para que ele esteja preparado a atender esta população", afirmou ele. A medida foi um pedido da comunidade LGBT e tem como meta contribuir com o esclarecimento de crimes homofóbicos.
Identificação
A mudança também valerá para o B.O eletrônico, feito através da Delegacia Eletrônica. É facultativa a declaração do nome social, orientação sexual, identidade de gênero e motivo presumido de discriminação e violência motivada por orientação sexual e identidade de gênero.
Direitos humanos
Além disso, policiais em formação terão a disciplina de Direitos Humanos ampliada para abordar a diversidade sexual. As aulas serão obrigatórias e contarão com palestras realizadas por militantes LGBT.
Gerente
O gerente da clínica Unica, em Jundiapeba, é o ex-provedor da Santa Casa de Mogi, Mário Calderaro, administrada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (Cejam). Calderaro é homem de confiança do prefeito Marco Bertaiolli (PSD) e está coordenando o atendimento.
Pedala Mogi
O vereador Chico Bezerra (PSB) pediu mais informações sobre o projeto ciclístico que será lançado neste mês. "Em Mogi há uma infinidade de ciclofaixas e faixas, que parecem ciclovias. Ninguém sabe o que é aquilo, ninguém foi avisado. Ninguém sabe se é parte do plano de Mobilidade Urbana do Xiol, secretário municipal de Transportes. Fiquei sabendo que é um projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que se chamará Pedala Mogi. Queremos saber o que está acontecendo".
Circuito cultural
O vereador Cláudio Miyake (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Segurança e Transportes respondeu aos questionamentos do colega. "É o projeto Pedala Mogi, vinculado à Secretaria de Cultura, para estimular um circuito cultural de bicicletas com paradas no museu, no centro cultural".
Reorganização
A Comissão Permanente de Educação, presidida por Mauro Araújo (PMDB), receberá na próxima segunda-feira, às 14 horas, a dirigente regional de ensino, Rosania Morroni, para falar sobre a reorganização. O encontro será importante, principalmente agora que a escola Firmino Ladeira não será mais repassada ao município.