Os usuários que passarem pelas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até a próxima sexta-feira, vão poder participar 10ª edição do Livro Livre, projeto que distribui gratuitamente exemplares aos usuários para disseminar uma corrente de leitura.
Para comemorar os 10 anos de projeto, a CPTM realizará nesta terça uma mesa-redonda sobre os bastidores da realização de biografias na Estação da Luz, às 12 horas. Durante a ação de lançamento, a biblioteca itinerante estará também na Estação da Luz para que os usuários escolham um exemplar.
O objetivo é estimular o "Bookcrossing", movimento que inspirou o Livro Livre CPTM e que ocorre em vários lugares do mundo com um convite: deixar o livro em locais públicos, como uma estação ou banco de trem, para que outro leitor o encontre e, após a leitura, faça-o circular, ampliando o acesso ao conhecimento.
O Projeto Livro Livre também terá debates e distribuição de exemplares em mais três dias, hoje na Estação Tatuapé, na Linha 11-Coral, amanhã, na Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante e na sexta-feira (27) na Estação Osasco, que serve as linhas 8 e 9-Esmeralda.
Desde o inicio do projeto Livro Livre, que começou em 2006, já foram doados mais de 130 mil livros gratuitamente aos usuários.