Mais de 60 mil estudantes devem fazer as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (Saresp) na semana que vem. O exame será aplicado para estudantes da rede estadual e municipal de ensino que estão matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
O objetivo do Saresp é medir o nível de aprendizado nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O resultado da avaliação deve ser divulgado no primeiro semestre do ano que vem e é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.
O exame será aplicado nos dias 24 e 25 de novembro e a estimativa é que 62 mil estudantes participem do exame no Alto Tietê e 1,2 milhão em todo o Estado. "A participação dos alunos nos dois dias de provas do Saresp é imprescindível para dar continuidade ao plano da Secretaria de melhorar o ensino. Em 2014, a rede paulista registrou o melhor desempenho nos últimos 5 anos e obteve avanços em todos os ciclos avaliados", disse o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.
Os estudantes também terão a oportunidade de testar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, se preparar para o Saresp por meio de uma plataforma online, na qual é possível ter acesso a um guia de estudos com exercícios e jogos digitais. O material pode ser utilizado nas salas de aula ou em casa, no link http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/aventuras.
Os educadores também têm uma plataforma disponível pela Secretaria de Educação que é a chamada Foco Aprendizagem. A ferramenta foi lançada há poucos meses e é destinada a professores e diretores que tenham interesse em um diagnóstico mais preciso sobre as habilidades e competências de cada turma por disciplina. O site reúne dados das últimas edições do Saresp e é utilizado como referência na organização dos planos de aula e de reforço.