Seis meses após a suspensão da licitação, que contrataria uma empresa para ajudar Suzano na elaboração do Plano Diretor, a Prefeitura finalmente publicou ontem o edital que dará inicio a um novo certame. A pretensão do Executivo é que o documento fique pronto ainda este ano, para que possa ser encaminhado à Câmara e ser votado.
Segundo o edital, no dia 16 do mês que vem é que os envelopes deverão ser abertos e o vencedor da licitação será conhecido. A empresa que vencer a concorrência terá a responsabilidade, junto com técnicos da Prefeitura, de elaborar o plano para atender diversos segmentos. Entre eles estão o de Plano de Mobilidade Urbana e Uso e Ocupação do Solo.
As diretrizes da criação do Plano Diretor serão passadas pela Prefeitura à empresa vencedora, que fará a pesquisa de campo do que foi solicitado e redigirá um documento, para depois ser discutido junto à população e posteriormente ser encaminhado ao Legislativo.
Em setembro, a secretária de Assuntos Urbanos, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, em entrevista ao Dat, destacou a importância desse documento. "Esperamos que dê tudo certo, porque a cidade precisa dessas definições logo", destacou na época.
O Plano Diretor é o projeto que deverá nortear o crescimento da cidade durante a próxima década. Em 2014 a Prefeitura chegou a realizar discussões em vários pontos da cidade para definir as diretrizes do projeto.