Os batalhões do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12) receberão novos policiais. No entanto, o reforço chegará apenas em fevereiro de 2016, depois do encerramento da Operação Verão. A formatura será realizada em novembro e cerca de 3 mil homens se formarão. Atualmente, o déficit do 17° e do 35° Batalhões estão em torno de 10%, a média do Estado. O 32° Batalhão apresenta um indicador um pouco maior: 14%. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ricardo Gambaroni, afirmou que a meta é acabar com o déficit de efetivo até o fim de 2017.
Gambaroni divulgou as informações durante o Café com o Comandante, organizado para homenagear os policiais que se destacaram durante serviço. "Temos formatura e realizamos a mensuração objetiva da distribuição de efetivo. Obviamente, o número de policiais nunca é o ideal e sempre queremos mais. A instituição conta com 90 mil pessoas e a formação é contínua. O desafio é para até o fim de 2017 completar o efetivo. A ideia é ter 93,8 mil policiais", esclareceu.
"Trabalhamos para acabar com o déficit, mas não podemos pular nenhuma etapa. É necessário que os policiais passam por um ano de escola e um ano de atividade probatória. Isso não abrimos mão, pois se não, o profissional ficará mal preparado. Em novembro, teremos a formação de 3 mil homens que serão distribuídos por todo o estado. Primeiro eles atuarão na Operação Verão, no litoral, para depois serem direcionados para outras regiões", afirmou.
O comandante esclareceu que a tecnologia e novas resoluções tem ajudado a ampliar a atuação dos policiais militares, mesmo com o problema de déficit. "Temos o programa Radar, que existe em Mogi e que, recentemente, recebeu um prêmio de inovação em Brasília. Temos uma resolução que otimiza o tempo dos policiais na delegacia. Nas cidades que isso foi adotado, a presença do policial aumentou em torno de 50% ou 60%", informou.
Homenagem
Policiais do CPAM-12 foram homenageados pelo atendimento em ocorrências registradas na região. O caso que mais chamou atenção foi de uma situação atendida pela equipe de Força Tática do 35° Batalhão formada pelo sargento Rodrigo Galvão, cabo Gilson Severo e soldado Muller Moraes. A viatura de Itaquá foi acionada por liberar o trânsito para que um mulher conseguisse chegar ao hospital para dar à luz.