Prevenção da doença e divulgação da programação "Outubro Rosa", razões que levaram ontem mais de 100 pessoas a caminharem pelas ruas do bairro de Calmon Viana, em Poá.
A caminhada que teve a concentração em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Tito Fuga, em Calmon Viana contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde Marco Antônio Grandini Izzo, de profissionais da saúde,e munícipes que aderiram à ideia.
Durante a caminhada os moradores do bairro foram abordados e a equipe da Secretaria de Saúde explicou o motivo da ação e distribuíram panfletos com a programação do mês que foi desenvolvida entre as Secretarias da Mulher e da Saúde.
Para o prefeito Marcos Borges, é muito importante saber que as mulheres estão preocupadas e empenhadas em conhecer mais sobre esta doença que é a causa mais frequente de morte por câncer na mulher. "Sabemos que a prevenção e o diagnóstico da doença em sua fase inicial são meios para evitar a doença e até mesmo para que ele não venha a progredir", declarou.
A mini caminhada foi programada pela Secretaria Municipal de Saúde e já foi realizada em alguns bairros da cidade como o Jardim São José. "O objetivo desta ação é divulgar o mês em que é realizada a campanha nacional contra o câncer de mama cuja finalidade é a conscientização sobre a prevenção da doença", informou o responsável pela pasta, Dr. Marco Antônio Izzo.
Além dessas pequenas caminhadas, a Secretaria de Saúde está realizando o mutirão de exames de papanicolau em todas as Unidades Básicas de Saúde e nas de Estratégia e Saúde da Família (ESFs) do município. Conforme informou a pasta, não há necessidade de agendamento prévio para a realização dos exames. Palestras com orientações sobre a saúde da mulher também estão sendo oferecidas aos poaenses. Participou também da caminhada, o vereador Luiz Antonio Soares de Oliveira, o Tonho de Calmon.
Dia 24 tem mais
Para "grande caminhada" que será realizada no dia 24 deste mês já tem um total de 2,8 mil inscrições, segundo informações da Secretaria da Mulher, responsável pelo evento. A previsão, segundo a pasta é que 4 mil pessoas participem do ato que está em sua sétima edição.
"Estamos trabalhando com um público de 4 mil. As inscrições são feitas na Secretaria da Mulher, na rua Fernando Pinheiro Franco, 141, Centro", afirmou Aretha Marques, Secretária da Mulher. O ato terá concentração em frente ao prédio da Câmara Municipal, localizada na Rua Vereador José Calil, a partir das 08h30.