"Outubro Rosa" é o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama e os municípios do Alto Tietê já estão engajados na campanha, que tem início hoje com ações preventivas. O objetivo é orientar mulheres  a partir de 40 anos a fazerem o exame de mamografia e outros serviços gratuitos disponíveis ao público feminino. Inclusive, duas cidades da região já somam 59 casos da doença, apenas neste ano.
Para mulheres que se encontram na classe de risco elevado, o exame deve ser feito já aos 35 anos. Estão nessa faixa aquelas com histórico familiar de câncer de mama antes dos 50 anos, câncer bilateral - que é quando existe a presença de nódulos nos dois seios - ou de ovário em qualquer idade. Inclusive, se houver histórico familiar de câncer de mama masculino, a atenção também deve ser redobrada.
Em Poá, começa hoje, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a coleta de exames papanicolau sem a necessidade de agendamento, das 13 as 17 horas. A ação segue até o final do mês.
Poá ainda vai realizar a 7ª Caminhada Contra o Câncer de Mama, dia 24 de outubro, com concentração às 8h30 na rua Vereador José Calil. A expectativa é reunir cerca de 4 mil pessoas. Quem quiser participar já pode se inscrever na sede da Secretaria da Mulher, localizada na rua Fernando Pinheiro Franco, 141, no centro, das 8 às 17 horas.
As UBSs de Suzano farão coletas para exames de prevenção do câncer de colo de útero e papanicolau e darão orientações sobre o auto-exame diário de mama. Além disso, haverá ações de conscientização com palestras nos postos de saúde durante o mês de outubro.