A Secretaria Municipal de Planejamento, que gerencia a construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, fez uma concessão diante das solicitações dos comerciantes e adiou o fechamento da passagem de pedestres na esquina das ruas Dr. Ricardo Vilela e Brás Cubas até o dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia das Crianças. A passagem seria fechada ontem. O novo prazo agora passa a ser o dia 13, próxima terça-feira.
O secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, explica que os comerciantes solicitaram a abertura da passagem durante esta semana por conta das vendas do Dia das Crianças e da semana de pagamento dos trabalhadores. De acordo com Chavedar, os engenheiros responsáveis pela obra optaram por fazer o trabalho de fixação de estacas e escavação na margem direita da rua Dr. Ricardo Vilela (portanto, do outro lado da rua), deixando a margem esquerda (onde fica a passagem) livre da presença de máquinas durante esta semana. Com isso, não haverá riscos à segurança dos pedestres.
"Fizemos esta concessão para atender os pedidos dos comerciantes, mas na semana que vem, impreterivelmente no dia 13 de outubro, a passagem terá que ser fechada para a realização dos trabalhos", disse Chavedar.
Ele explicou que toda a marcação do túnel já foi feita no solo, com valetas de pré-moldadas de concreto. Elas servem como guias para as máquinas. Tapumes de alumínio isolam a área onde ocorrem os trabalhos, nas praças Oswaldo Cruz e Sacadura Cabral.
Com a desativação da base fixa da PM, uma base móvel da corporação opera na praça Oswaldo Cruz. Estão sendo feitas ainda patrulhas de moto, além de policiamento e rondas 24 horas.