O vereador Vanderli Ferreira Dourado, o Derli do PT, elaborou um projeto de lei para realizar o tombamento da capela Nossa Senhora da Piedade, (Igreja do Baruel) localizada no distrito de Palmeiras, em Suzano.
A ideia é que o templo possa receber do Poder Público da cidade o status de patrimônio histórico de Suzano até 2016, ano em que se comemora o centenário da Festa de Nossa Senhora da Piedade em Louvor ao Divino Espirito Santo, a Festa do Baruel, celebrada no mês de setembro, e assim receber recursos para a manutenção da capela. "Estou com o projeto pronto. Espero poder apresentar em breve, isso vai ser lido na seção de quarta-feira, vou defender na tribuna. Acho difícil (que os vereadores) votem contra", explicou.
No entanto, para que esse projeto possa seguir adiante é preciso que a cidade tenha uma lei de tombamento. Pensando nisso, Derli também formatou uma propositura para esse fim, mas essa proposta somente pode partir do Executivo. "Resolvemos dar a nossa contribuição e resolvemos e escrever o projeto, que na nossa opinião, é uma contribuição significativa para o Executivo, e que diz que se houver modificação ela deve ser muito pequena".
Ele diz que formatou o projeto e enviou à Prefeitura para que ela encaminhe aos vereadores para votação. "Nós anexamos o projeto pedindo para que a prefeitura mande para a Câmara"..
Derli ainda criou um projeto que instituiu o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e entregou as propostas no gabinete do secretário de Cultura, Suami Paula de Azevedo.