A Secretaria do Verde e Meio Ambiente deu início a um novo paisagismo no Parque Botyra Camorim Gatti, no Centro Cívico. O espaço recebeu 1,8 mil mudas de 12 espécies variadas que foram plantadas nos canteiros do parque. A iniciativa faz parte do projeto de recuperação e manutenção do parque. A próxima etapa do programa será a realização de campeonatos nas quadras de areia do lugar. A ideia é reunir as escolas do município para participar das atividades
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, esclareceu que o parque ganhou novas mudas de flores e um paisagismo diferenciado. "Estamos fazendo o paisagismo. Não iremos plantar árvores, pois já existe uma boa quantidade no parque", disse. Durante a manhã, funcionários da Prefeitura prepararam os canteiros que receberam o paisagismo.
O ouvidor geral do município, José Luiz Freire de Almeida, informou que diversas iniciativas vem sendo realizadas para recuperar o Botyra. "Além das reclamações que chegavam pela Ouvidoria, acompanhávamos na imprensa as reclamações sobre o parque. O problema começou a acabar quando retiramos as pichações. A determinação é que pichações sejam pintadas pela equipe o mais rápido possível. Tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar passaram a intensificar as rondas para retirar pessoas que estavam afastando a presença da população", explicou.
Almeida afirmou que pretende organizar campeonato entre as escolas de Mogi nas quadras existentes no parque. "Futuramente, vamos conversar com o secretário municipal de Esportes, Nilo Guimarães, para tentar dinamizar a utilização das quadras de areia do parque. A ideia é, que no próximo ano, com as Olimpíadas, possamos organizar campeonatos. Vamos entrar em contato com a Diretoria de Ensino para que ela nos ajude a organizar os torneios", destacou.
Para o ouvidor, a presença e participação da população é fundamental para a manutenção do Botyra. "Conseguimos a colaboração das pessoas que utilizam o parque. Essa participação é o que mais motiva. Esse é um dos espaços mais nobres da cidade", acrescentou.