A Prefeitura de Suzano realizou na manhã de ontem uma operação integrada para desarticular um grupo de invasores que construíram barracos no último final de semana em um terreno situado na rua Neide Matias da Silva, na Vila Monte Sion. Foram mobilizadas equipes da Fiscalização de Posturas, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Assistência Social e Conselho Tutelar para orientar as famílias e conduzi-las para seus locais de origem.
Na ocasião, aproximadamente 20 unidades foram construídas ilegalmente pelos próprios invasores. A ocupação foi feita sem as mínimas condições de sobrevivência, colocando não só os invasores mas toda a população do bairro em uma situação de vulnerabilidade pelo esgoto jogado nas guias, além do risco de acidentes com a ligação clandestina de rede elétrica (gatos).
Praticamente todas as famílias do local foram cadastradas pela Prefeitura para entrarem futuramente em programas sociais. Foram registrados casos de pessoas que possuem residência em outros bairros de Suzano ou até em outros municípios. A secretária de Assuntos Urbanos, Carmen Lucia Lorente, acompanhou os trabalhos de desarticulação das invasões. Segundo ela, essa é uma ação necessária da Prefeitura de Suzano, que objetiva preservar o bem estar social da própria comunidade do Monte Sion.