O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) vai interromper a captação de água na estação ECR-2, no Cocuera (Pedra de Afiar), devido a uma parada no fornecimento de energia elétrica programada pela EDP Bandeirante para hoje, das 12 às 17 horas. Segundo a concessionária, a interrupção é necessária para poda de árvores que ficam próximas à rede de alta tensão. O corte na captação afetará diretamente todo o sistema de distribuição do Semae, com exceção do distrito de Brás Cubas (abastecido pela autarquia com água adquirida da Sabesp). O serviço deve ser normalizado gradativamente a partir da madrugada de sábado (26/09). Cerca de 284 mil pessoas serão atingidas pela paralisação do serviço.
Segundo a Bandeirante, os serviços são para evitar interrupções no fornecimento de energia, como as que ocorreram em três ocasiões neste mês de setembro: após chuva forte, galhos caíram sobre os fios e provocaram queda de energia elétrica e, consequentemente, parada na captação de água e problemas no abastecimento, principalmente nas regiões altas da cidade, onde a água demora mais tempo para chegar às casas.
Após a retomada do fornecimento de energia e da captação de água, será necessário reiniciar todo o processo de tratamento para, só depois, encher novamente os reservatórios.
Para o Semae, moradores que possuem caixa de água em casa possivelmente não sentirão os efeitos da interrupção. A autarquia pede para os mogianos economizem.