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A decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determinou que a Unimed Paulistana encontre uma outra operadora de planos de saúde para comprar sua carteira de 744 mil clientes, deixou muitos mogianos preocupados. No entanto, o Procon orienta que os consumidores aguardem a transferência do serviço para outra empresa, para então adotar alguma providência.
O prazo para que a Unimed repasse os clientes é de 30 dias. Até lá, a empresa terá que garantir o atendimento aos consumidores. Caso não surja uma nova empresa neste prazo, a ANS fará uma oferta pública para que as operadoras interessadas apresentem propostas de novos contratos aos beneficiários da cooperativa.
De acordo com o diretor do Procon de Mogi das Cruzes, José Antônio Ferreira Filho, neste momento, o ideal é aguardar até que o prazo determinado pela ANS se encerre. "O usuário possui um contrato com a Unimed Paulistana e a quebra dele não seria o ideal para o consumidor, pois pode acarretar algum ônus. O mais indicado é que ele aguarde a transferência para verificar se é de seu agrado ou não", comentou.
Ferreira Filho destaca que a operadora é obrigada a manter todos os serviços indicados em contrato durante o prazo estipulado pela agência nacional e que, caso contrário, o consumidor poderá acionar a Justiça . "No caso do Procon, ele atende somente o consumidor que não fez a adesão do serviço em grupo, como por meio da empresa, mas sim de forma individual. Nestes casos, caso ele note que está sendo lesado pode procurar o Procon e fazer a denúncia", disse. (S.L)
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