O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) embarca neste sábado para Espanha para conhecer o sistema de tratamento de resíduos das cidades de Madrid e Rivas Vaciamadrid.
No período de 26 de setembro a 2 de outubro, Bertaiolli estará licenciado e o vice-prefeito José Antonio Cuco Pereira (PSDB) ficará no cargo. Segundo o prefeito, a viagem servirá para conhecer as tecnologias utilizadas para tratar lixo em outros País .
Bertaiolli tem uma audiência marcada com a prefeita de Madrid, Manuela Carmona.
"É uma viagem de cinco dias que será custeada do meu bolso. Vou conhecer a Prefeitura de Madrid e ficarei dois dias. Assim como fiz em outras grandes cidades do mundo, vou para aprender como se administra, quais são vantagens, desvantagens e como superar os obstáculos", afirmou. 
A parceria realizada entre Mogi e a cidade japonesa de Toyama foi usada como exemplo pelo prefeito para destacar a importância do intercâmbio.
"Quando estive em Toyama, aprendi sobre a reciclagem de lixo, fizemos um convênio e trouxemos a tecnologia para Mogi. O Recicla Mogi é derivado desta visita. A cidade de Rivas Vaciamadrid é grande e fica ao lado de Madri. Vamos conhecê-la para verificar como eles fazem o tratamento de lixo. Assim, poderemos ver como podemos trabalhar", afirmou.
"Precisamos ver o que os outros países estão fazendo. Os problemas são os mesmos, com o tratamento de lixo, esgoto e água. É isso que vamos conhecer na Espanha", acrescentou Bertaiolli. (L.N)