O Plano Estadual de Cultura, documento que funcionará como planejamento estratégico da política cultural do Estado de São Paulo para os próximos dez anos, pode ser elaborado com a ajuda da sociedade.
Até o dia 15 de setembro a consulta pública ficará disponível na Internet (www.planoestadualdecultura.sp.gov.br) com informações na íntegra do texto base, da legislação e de todos os documentos que podem subsidiar as contribuições.
O texto base é composto por 20 diretrizes, cada uma integrada por objetivos, ações e metas. São esses itens que estão disponíveis para receber sugestões. Basta preencher um formulário eletrônico indicando qual a contribuição ao texto e acrescentar uma justificativa. Ao final da consulta pública, o material será consolidado pela Secretaria de Estado da Cultura e em seguida encaminhado para Assembleia Legislativa.
A elaboração do Plano Estadual de Cultura é um dos compromissos assumidos pelo governo. Os trabalhos começaram em julho de 2014 com a realização de reuniões regionais abertas para eleição dos integrantes da Comissão de Sistematização de Informações, Elaboração e Redação do Plano.
O grupo trabalhou de setembro de 2014 a abril de 2015 com apoio da Secretaria de Estado da Cultura. Em maio, foi entregue o texto base que está sendo colocado agora para consulta pública.