A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Brás Cubas está com as obras 45% concluídas. O serviço de reforma e ampliação foi iniciado em janeiro desse ano e deve ser entregue no fim de 2015. Ao todo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes investiu pouco mais de R$ 759 mil com o projeto. Nos últimos meses, os pacientes que eram atendidos na UBS foram direcionados para outras unidades como a da Vila Jundiaí e Jardim Ivete.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, a área construída da UBS irá dobrar depois que as obras forem concluídas. "O prédio passará de 250 metros quadrados para 506 metros quadrados. As ampliações foram feitas nas laterais do imóvel. Tivemos que remodelar o terreno para realizar a construção", informou.
O objetivo da reforma é adequar o prédio ao modelo adotado por outras unidades de saúde do município. "A UBS era antiga e simples. O espaço que existia antes das obras será responsável por abrigar a parte de recepção e sanitários da unidade. As construções laterais, abrigarão os quatro consultórios", esclareceu o secretário.
Rodrigues explicou que a parte estrutural do prédio foi concluída e que as próximas etapas incluirão a implantação das redes elétricas e hidráulicas. "Toda a estrutura do prédio foi reformada. Nas laterais, as paredes já foram erguidas e a cobertura feita. Agora, a próxima etapa será o revestimento. A previsão é que as obras sejam entregues até o fim do ano. A Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável por equipar a unidade", disse.
Com a reforma e ampliação, a UBS passará a contar com banheiros acessíveis, consultório de ginecologia com banheiro, consultório de odontologia, sala de demonstração em saúde e área para embarque e desembarque de pacientes. O projeto prevê ainda, a ampliação da recepção e da farmácia, adequação de diversos espaço como salas de curativos, vacina, esterilização e lavagem de materiais, além de inalação e coleta de materiais para exames. Uma copa e um vestiário também será construído para atender os funcionários do posto.