Mogi das Cruzes conseguiu reduzir o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) registrado nos últimos dez anos, passando de 0,40 em 2000 para 0,29 em 2010. O resultado apresentado na última semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) foi divulgado novamente ontem, durante a inauguração do Cras Jundiapeba II - Centro de Referência de Assistência Social, que contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Marco Bertaiolli e o secretário adjunto estadual de Desenvolvimento Social, Felipe Sigollo.
A redução e a nova classificação social do município estão diretamente ligadas à ampliação de recursos, serviços e equipamentos realizada em diversas áreas como saúde, educação e infraestrutura. "Isso significa que as políticas públicas estão sendo executadas e garantindo resultados em todas as áreas", afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Eliana Prado Mangini.
O Cras é uma unidade pública destinada ao atendimento socioassistencial de famílias que contribui para a melhoria na qualidade de vida da comunidade local. "Esta é a sétima unidade do Cras instalada no município e a segunda no distrito de Jundiapeba. Quando iniciamos a construção desta unidade, pensamos em transferir para cá o atendimento da outra, que funciona num prédio alugado, mas com demanda em crescimento decidimos manter as duas", informou o prefeito, lembrando que o atendimento passará de 5 mil para 10 mil famílias.
O Cras é fundamental para a composição do serviço de Proteção Social Básica no município, reunindo diversos objetivos, como prevenir situações de risco, fortalecer a função protetiva da família, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários e promover aquisições sociais e materiais às famílias, entre outros. "O Cras é o equipamento mais importante da assistência social e esta unidade foi muito bem construída pelo prefeito Marco Bertaiolli, que está de parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em Mogi das Cruzes", disse o secretário Felipe Sigollo.
O Cras Jundiapeba II fica na rua Cecília da Rocha, nº 1.225, e o atendimento será iniciado nesta segunda-feira, dia 14 de setembro, a partir das 8 horas.