Quem estiver cadastrado no programa Minha Casa Minha Vida e ainda não foi contemplado com unidades habitacionais, devem consultar o quanto antes as novas listas publicadas pela Coordenadoria Municipal de Habitação de Mogi das Cruzes. A seleção dos beneficiados agora será feita mediante sorteio e essas listas mostram quem está habilitado ou não a participar deste sorteio, que deve ser realizado em outubro. Quem estiver inabilitado ou discordar da pontuação que recebeu tem prazo até dia 11 de setembro para entrar com recurso.
Além do site da Prefeitura www.mogidascruzes.sp.gov.br/habitacao/cadastro-habitacional.php, há cópias da lista disponíveis para consulta na Câmara Municipal e nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).
Estas listas provém de um processo de atualização do Cadastro Habitacional Municipal, que foi feito para avaliar se os inscritos ainda estão aptos a receberem unidades habitacionais, conforme as novas regras do programa. Os principais fatores analisados nesta nova triagem foram renda familiar bruta, que não pode ser superior a R$ 1.600 (valor-teto da faixa 1 do programa) e a comprovação de residência em Mogi das Cruzes, uma exigência do programa em Mogi. Cada um dos inscritos recebeu também uma pontuação, definida conforme critérios como famílias moradoras de áreas de risco, famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar e famílias das quais façam parte pessoas com deficiência.
O sorteio, que será realizado em outubro, visa selecionar as famílias que serão atendidas nos empreendimentos em construção na avenida Kaoru Hiramatsu, que têm 1.240 unidades e previsão de entrega agora em 2015 e na avenida Maurílio de Souza Leite Filho, com 600 unidades a ser entregue até final de 2016. Há, contudo, um grupo de 485 famílias que já haviam sido aprovadas pela Caixa Econômica Federal anteriormente à portaria do Ministério das Cidades e ao decreto municipal. Elas não participarãodo processo seletivo e serão atendidas de forma imediata com unidades da Kaoru Hiramatsu. O sorteio, portanto, que teria um total de 1.840 vagas, terá 1.355 vagas no total.