Uma interrupção de mais de cinco horas no fornecimento de energia elétrica (das 17h30 às 23h da terça-feira, 8), provocou interrupção na captação de água na estação ECR-2, no Cocuera (Pedra de Afiar), o que gerou problemas no abastecimento, que atinge principalmente as regiões altas de Mogi das Cruzes. A previsão do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) é de que a situação se normalizasse ainda na tarde de ontem - mas a volta seria gradativa.
Com a interrupção, muitos reservatórios ficaram vazios. Após a retomada da captação, foi necessário reiniciar todo o processo de tratamento da água para, só depois, encher novamente os reservatórios. Até por volta das 9h, de ontem os bairros mais atingidos com o desabastecimento eram o Jardim Camila, Vila Natal, Jardim São Francisco, Jardim Jussara, Residencial Jardim São José e Caputera. No Botujuru, que mais cedo também havia ficado sem água, o reservatório já atingiu os 80% de sua capacidade.
O Semae recomenda a instalação de caixas de água às pessoas que ainda não possuem reservatório em casa. Isso é fundamental para evitar transtornos durante as interrupções no fornecimento de água.Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.