Entre janeiro e agosto deste ano, 33.220 atendimentos foram realizados pelo Serviço Móvel de Urgências e Emergências de Mogi das Cruzes. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. O maior número de solicitações atendidas é referente aos acidentes de trânsito. Ao todo foram respondidos 1. 597 chamados para este tipo de ocorrência. Na sequência aparecem os atendimentos a pessoas com problemas respiratórios, sendo 1.528 no total.
Em seguida aparecem os desmaios, com 1.477 solicitações respondidas e os casos de queda, com 1.321 solicitações.
No mesmo período do ano passado, o número de atendimentos havia sido um pouco maior, totalizando 35.397 chamados respondidos.
Atualmente, o Samu regional de Mogi das Cruzes presta serviços a cinco municípios. São eles Mogi, Arujá, Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis. São seis bases ao todo, das quais duas delas estão instaladas no município sede, sendo uma no Shangai, denominada Central de Regulação, e outra em Brás Cubas, inaugurada em setembro de 2013. As demais unidades estão espalhadas pelas outras cidades.
Já a estrutura é composta por 11 viaturas, que rodam diariamente o município. Deste total, nove são Suportes Básicos de Vida (SBV) e duas são Suportes Avançados de Vida (SAV). Além disso, há também viaturas de reserva técnica.
A Secretaria Municipal de Saúde revelou que "alguns investimentos na área de tecnologia de atendimento estão previstos para". No entanto, as melhorias a serem realizadas não foi divulgada. Em Mogi , o Serviço Móvel de Urgências integra a Central de Urgências Remoções e Emergências (CURE - 192) é responsável pela integração dos chamados efetuados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Setor de Ambulância da Prefeitura e o Corpo de Bombeiros. Ao ligar para o telefone 192 o cidadão será atendido por um técnico de regulação capaz de identificar o tipo de socorro mais adequado para cada ocorrência.
Recentemente, a Organização Social de Saúde (OSS) Pró-Saúde venceu a licitação e será responsável pela administração do serviço. Ela já fazia a gestão anteriormente.