O deputado estadual André do Prado (PR) fez uma ampla defesa do projeto de lei 980/2015, que trata sobre a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê, durante a reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A discussão sobre a legislação foi proposta pelos membros do grupo parlamentar com o intuito de conhecer mais sobre o documento. Para isso contou com as presenças de Amauri Pollachi, assessor da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos; Eduardo Trani, coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente; e de Malu Ribeiro, da SOS Mata Atlântica, que fizeram a apresentação do texto e de sua importância para a Grande São Paulo. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e prefeito de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva (PSD), também compareceu à reunião.
O parlamentar tem acompanhando a tramitação deste projeto e fez uma ampla defesa para aprovação da lei, que deverá proteger os mananciais e, ainda, promover justiça social, principalmente aos moradores de Biritiba Mirim, Salesópolis, Mogi das Cruzes e Suzano. "Este projeto foi amplamente debatido com a sociedade civil e vai trazer inúmeros benefícios a nossa região com o objetivo de proteger as nossas nascentes e mananciais e, ainda, proporcionar a regularização de moradias, impactando diretamente na preservação da qualidade da água, uma vez que as casas terão acesso ao tratamento sanitário, deixando de poluir o meio ambiente", disse.
O projeto da Lei Específica Tietê Cabeceiras foi encaminhado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) à Assembleia Legislativa no dia 17 de junho, após solenidade no Palácio dos Bandeirantes, e tramita em regime de urgência. O texto já foi apreciado nas referidas comissões e está pronto para ser colocado para votação em plenário. "Vou solicitar à presidência que coloque este projeto em votação o mais rápido possível", finalizou o deputado.