Totalmente reformado, o Centro de Saúde (CS II) de Arujá retoma o atendimento ao público a partir das 7 horas da próxima segunda-feira. Fechada desde agosto, para o término dos serviços, a unidade foi apresentada ontem a autoridades e servidores municipais.
A reforma realizada com verba do governo federal e contrapartida da Prefeitura de Arujá teve um investimento de R$ 481.834,44. As obras foram iniciadas em 13 de agosto de 2014 e incluem a construção de três banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência, troca de janelas, adequação de consultórios e da sala de vacina, estacionamento de usuários e funcionários, vaga coberta para ambulância, pintura de paredes, adequação de piso, reparos elétricos e hidráulicos e aquisição de novos bebedouros, cadeiras e outros equipamentos.
A principal novidade é a instalação da Ouvidoria SUS, por meio da qual os arujaenses poderão fazer sugestões e reclamações acerca dos serviços e obter resposta em um prazo médio de 15 dias, dependendo da urgência. O serviço, interligado ao Ministério da Saúde, também é disponibilizado pelo telefone (0800 778 8883) e o site da Prefeitura de Arujá.
"A Saúde não pode esperar. É a área mais difícil e por isso é uma luta diária nossa. Uma prova é a Maternidade Municipal, que ninguém acreditava que faríamos e chegou a 4.528 partos".
A entrega da obra pela empresa BEC Engenharia foi acompanhada por secretários municipais, vereadores, profissionais da Saúde e pelo deputado estadual André do Prado (PR), que destacou o investimento feito em pleno ano de crise. "Hoje, os municípios investem de 25 a 30% de suas arrecadações com Saúde e ainda é insuficiente. Fico feliz de ver que Arujá conclui mais esta obra, o que vai acelerar o atendimento", disse.
A unidade conta com consultórios, salas para medicação, enfermagem, curativo, aplicação de vacinas, inalação, eletrocardiograma, dispensário de medicamentos, central de guias, setor de transporte ambulatorial, de atendimento domiciliar, serviço social e Centro de Testagem e Aconselhamento, para testes de DST/Aids. O CS II fica na avenida dos Expedicionários, 1255, no centro, e funciona das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.